Turismo rural nos Andes

Um passeio inesquecível no Vale do Uco, um dia de turismo rural nos Andes, trilhas pelos vinhedos e circuito das frutas, almoço de asado argentino com vinhos top da estancia.

Partimos cedo desde seu hotel no centro de Mendoza em direção ao Vale de Uco, região ao sul de Mendoza, situada aos pés da Cordilheira dos Andes.

A primeira vinícola escolhida neste itinerário e a Atamisque com características arquitetônicas impressionantes trabalhadas pelos reconhecidos Bormida & Yanzon. Essa configuração está diretamente relacionada com a visão e o nome da vinícola, já que Atamisque é o nome de uma árvore que incluso poderá ver nesse local. Além de produzir vinhos, a família francesa também possui uma fazenda de frutas e nozes e é uma das poucas produtoras de truta da região. Os vinhos são supremos e realmente tem adotado os sabores do Vale de Uco.

Mais tarde continuamos subindo e ganhando altura pelo Vale do Uco, chegando a 1500 metros acima do nível do mar até chegar à Estância da Familia Rosso.

Diego Rosso foi gerente e um dos pilares da multi-premiada vinícola Achaval Ferrer, e será o mesmo que nos receberá neste lugar exclusivo no distrito de San Pablo (Tupungato). Área dos prestigiosos vinhos de altura, conheceremos plenamente esta extraordinária sala que abriga uma grande variedade de árvores frutíferas e vinhedos de Pinot Noir, uva que precisa de climas frescos e encontra aqui ao pé da Cordilheira dos Andes a localização ideal. Diego produz uma pequena produção da mais alta qualidade que é exportada praticamente em sua totalidade, deixando para aqueles que visitam a sala a possibilidade de experimentar seus pinot premiados, além de Malbec e Semillón que produzem suas vinhas.

Começaremos o dia caminhando pelo terreno da fazenda aproveitando de sua incrível paisagem para tirar fotos e respirar o ar puro dessa região com os Andes como nosso plano de fundo.

Muitas árvores, como pinheiros, choupos, castanheiras e até espécimes de enormes sequóias, dão uma moldura especial para a nossa caminhada. Teremos a nossa primeira parada no córrego que atravessa a floresta para descansar e contemplar a imponente estrutura natural, recuperando energias com uma deliciosa mesa de queijos e nozes, maçãs, pêssegos e outras delicatessen caseiras e próprias produção da estadia.

Continuamos ao longo de nosso caminho até chegarmos a um esplêndido ponto de vista da Cordilheira dos Andes, depois voltarmos entre uma espessa vegetação de rosa mosqueta para a antiga casa da família e desfrutarmos de um almoço inesquecível. Empanadas deliciosas e um asado criollo subseqüente serão preparados e servidos por aqueles encarregados do lugar, assim como todos os domingos, quando a família Rosso chega ao local. Pão caseiro, azeites, vinhos premium de Diego e deliciosos doces caseiros complementam uma autêntica experiência culinária rural.

De regresso à cidade de Mendoza, compreenderá que os alimentos são o ponto de encontro que logo se espalham por diversos caminhos, unindo pessoas, lugares e almas. 

Nota: caso deseje, antes do almoço podemos fazer um pedalar pelos hectares da fazenda (consultar por esse custo opcional) e assim tirar o máximo desse dia que certamente estará na nossa memória para sempre.