1865 Experiência Mendoza

"Em nossa loucura, encontramos a liberdade e a segurança que nos dão para não entender, porque quem nos entende, escraviza algo de nós".
La Cayetana, localizada em Cruz de Piedra, Maipú, a apenas vinte minutos do centro de Mendoza, é um espaço muito especial para desfrutar de vinhos tranquilos e exclusivos, gastronomia, arte e histórias.

A família Videla ordenou sua construção que começou como um posto avançado ao sul da cidade de Mendoza no final de 1700, e depois foi reconstruída em 1865, após o grande terremoto de 1861 e serviu como mansão do empregador a primeira grande propriedade de 68 hectares (com sua própria vinícola implantada com uvas francesas), desempenhando um papel emblemático para o desenvolvimento da viticultura no país Muitas personagens passaram pela casa, do general Julio Argentino Roca e sua primeira divisão em 1879, como o cardeal Pacelli (futuro Pio XII em 1934), junto com San Don Orione, entre outros. A biblioteca da casa abriga numerosos documentários e livros que ilustram as diferentes etapas históricas. Há também um registro de culinária e colheita, além de restos de cozinha localizados na área de serviço e garagem.

Ver Sacrum: projeto de vinhos criado pelo team Grenachista, um grupo de três amigos com Eduardo Soler na cabeça, cujo objetivo é fugir dos vinhos tradicionais argentinos, cultivar variedades não convencionais, usar técnicas de vinho resgatadas da antiguidade e criar vinhos com um estilo muito particular. TUDO é diferente na Ver Sacrum, uvas, fazendas, vinificação, embalagens, comunicação e até marketing.

"Em nossa loucura, encontramos a liberdade e a segurança que nos dão para não entender, porque quem nos entende, escraviza algo de nós".

Galeria de arte: O artista plástico Gonzalo Antón tem sua oficina em La Cayetana. As pinturas de Gonzalo Antón foram exibidas na feira internacional de arte contemporânea Art Revolution Taipei (Taiwan, 2014). Ele também fez exposições nos Estados Unidos com a Galeria Cremata após sua visita como convidado na inauguração da Art Basel Miami 2008. Ele foi escolhido pela Academia de Arte de Florença (Itália) para se especializar em pintura a óleo em 2016. Todas as suas pinturas são adquiridas principalmente por colecionadores particulares dos Estados Unidos e da Europa e estão expostas na casa.

A proposta: começa com uma taça de vinho espumante como recepção. Visita da fazenda, plantações de frutas, vinhedos, pomar, galerias antigas, árvores antigas, oliveiras. Com a companhia do dono do local (alpinista, criador de Ver Sacrum) e o artista plástico Gonzalo, visitaremos a galeria de arte, que conta sobre as obras
dos artistas locais e do próprio Gonzalo.
 
Então a experiência gourmet começará:

O chef que cozinhará ao ar livre explicará um prato de cada vez, sobre os ingredientes e técnicas utilizadas, sendo a recreação vintage mais original com um menu de seis etapas.

Linha do tempo

A experiência de uma linha do tempo, parando nas etapas importantes da casa de 1800 até o presente, respeitando os ingredientes, receitas, técnicas e pratos de cada período, essa experiência será acompanhada por vinhos Ver Sacrum, vinhos originais, qualificados por Tim Atkin, variedades diferentes das que costumamos ter na Argentina, Garnacha, Monastrell, etc. Enquanto desfrutamos dessa experiência, Gonzalo o retratará para tirar o melhor desse dia fantástico refletido em pinturas a óleo.