Guia de Mendoza

GUIA DEFINITIVO DE MENDOZA

Dados gerais: Mendoza é a quarta maior cidade da Argentina. Por suas características, oferece uma ampla variedade de atividades. A cidade é reconhecida por seus famosos vinhos. As regiões enoturísticas oferecem diversas propostas relacionadas à cultura do vinho, desde degustações até a participação na colheita (de acordo com a época do ano). 

A produção de azeite de oliva cresceu muito na região. Degustardeliciosos azeites de oliva harmonizados com produtos regionais, desfrutando dos grandes vinhos mendocinos, é sem dúvida uma experiência única. As cervejas artesanais também estão começando a ficar famosas, algumas delas feitas pelas mãos de Alejandro Vigil, reconhecido enólogo argentino, podem lhe proporcionar momentos excepcionais. Todas as atividades relacionadas ao vinho e a gastronomia ganham um brilho especial oferecido pela naturezada região. A proximidade com a Cordilheira dos Andes proporciona uma visão realmente única. Neste ponto, encontra-se a montanha mais alta das Américas, o Cerro Aconcagua, que pode ser apreciado com caminhadas leves assim como em expedições até seu cume.

História: A cidade de Mendoza está localizada na região de Cuyo, no centro do país. Foi em 1521 quando os espanhóis colonizadores, estabeleceram os primeiros contatos com a região e seus nativos. Em 2 de março de 1561, Pedro del Castillo funda a cidade e a batiza com o nome de Mendoza em homenagem ao governador do Chile, o importante militar espanhol Dom García Hurtado de Mendoza. A história da viticultura na região se inicia com os primeiros assentamentos espanhóis, quando as primeiras videiras chegaram do Chile pelos Andes, através dos jesuítas. No início do século XVIII, Mendoza progrediu em seu comércio.  

Vinho, aguardente e azeitonas foram levados para Buenos Aires e outras províncias. A história da região está intimamente ligada ao vinho, e desde então penetra em vários aspectos da realidade de Mendoza, seja social, econômico ou cultural.
 

Clima: Todas as épocas do ano reservam as suas peculiaridades em Mendoza. Então… qual é a melhor época? Para responder a essa pergunta é importante saber qual atividade é de sua preferência. As estações do ano são bem demarcadas.

Na Primavera - Costumamos ter dias com até 30ºc e noites com mínimas de 14ºc, além da possibilidade de chuva.(O que não é habitual). Nessa época, é possível ver o nascimento das folhas nos vinhedos. As árvores, parques e praças bem floridos e coloridos.

No Verão - que vai de Dezembro a Março, temos dias bem secos e temperaturas que podem variar entre os 25ºc até os 41ºc. Em Dezembro os vinhedos estão verdes e as uvas quase maduras. A cidade já começa a se preparar para a época da colheita, que acontece em Março, poucos dias depois do carnaval, sendo essa uma das épocas mais movimentadas da cidade.

No Outono – Mendoza nessa época parece que saiu diretamente da tela de um  filme de romance, porque todas as árvores apresentam tons amarelados e avermelhados, com as folhas caindo e temperaturas agradáveis. Nos caminhos do vinho, as árvores se  moldam como túneis coloridos. Uma paisagem simplesmente linda!
 
No Inverno -   A neve chega a Mendoza para mudar a paisagem nos meses de Julho e Agosto. Aqui está localizado um dos centros de Ski mais importantes da Argentina, Las Leñas (a 480km do Aeroporto Internacional El Plumerillo, aproximadamente 6 horas de carro). Próximo à cidade, também há um centro de atividades de neve chamado Los Puquios, que possui opções para esquiar, praticar snowboard, descida com trenó, ski-bunda e muito mais!

 

Noite: A cidade de Mendoza oferece alguns atrativos noturnos bastante interessantes… Você pode desde reservar um jantar especial em uma vinícola, até aproveitar os melhores restaurantes, como os renomados: Azafran e 1884, do chef Francis Mallmann.  

Existe também uma rua muito famosa por seus restaurantes e barzinhos que agradam todos os gostos, é a Rua Aristides Villanueva. Mendoza também possui cassinos para aqueles que gostam de arriscar à sorte. Além claro, de alguns lugares que oferecem shows de tango. Caso queira dançar, as boates de Mendoza ficam localizadas em Chacras de Coria, um bairro de Mendoza a 25 minutos do centro.
 

Origem da Vitivinicultura:  A vitivinicultura teve suas origens nos primeiros assentamentos espanhóis em meados do século XVI. A elaboração do vinho esteve vinculada à liturgia do catolicismo. O desenvolvimento industrial chegou anos mais tarde, com o trem. Inicia-se então uma febre industrial na região.  

A crise econômica de 1929 e a posterior Segunda Guerra Mundial, levou à indústria vitivinícola a uma situação sem igual, fechando as vinícolas e eliminando os vinhedos. No início dos anos 1990, novamente ressurgiu a indústria vitivinícola das mãos de empresários argentinos e estrangeiros, que apostaram na vitivinicultura e enologia de vanguarda dessa terra de condições únicas para o cultivo. 

A Argentina e, mais especificamente, Mendoza, estão vivendo a segunda idade de ouro. 

Vinhos e vinícolas: As melhores vinícolas Maipú

  • Tempus Alba*
  • El Enemigo*
  • Domaine St. Diego
  • Finca Agostino*
  • Familia Zuccardi*
  • Ruttini (La Rural) 
  • Sin Fin
  • AMP Cava
  • Trapiche*
  • Carinae
  • Trivento

Vinhos e vinícolas: As melhores vinícolas Luján de Cuyo

  • Renacer*
  • Susana Balbo*
  • Pulenta Estate
  • Matervini
  • Bonfanti*
  • Ruca Malén*
  • Séptima*
  • Decero*
  • Achaval Ferrer
  • Norton*
  • Chandon*
  • Luigi Bosca
  • Catena Zapata
  • Piatelli*
  • Lagarde*
  • Sottano*  

Vinhos e vinícolas: As melhores vinícolas Valle de Uco

  • Diamandes*
  • Piedra Infi nita*
  • Gimenez Riili*
  • O´Fournier*
  • Domaine Bousquet* Corazon del Sol Andeluna*
  • Monteviejo*
  • Salentein*
  • Super Uco
  • La Azul*
  • Masi*
  • Atamisque*

* Vinícola com restaurante


Festa da Vindima: A festa da Vindima é realizada no final de fevereiro ou início de março, para celebrar a colheita de uvas. Durante a festividade, ocorre o desfile das rainhas, chamado de Via Blanca de las Reinas (Via Branca das Rainhas) com grandes carros alegóricos, fantasias e muita música representando os costumes de cada cidade que compõe a região.

Por volta do primeiro sábado de março, ocorre o Ato Central da Festa no Teatro Grego Frank Romero Day em meio às serras do Parque San Martin.

Venha com a Mendoza Holidays fazer parte desta festa! Preparamos toda a logística para que você participe do evento que acontece em um teatro grego.. 

A cada ano se realiza um gigantesco e inovador espetáculo artístico de dança, luz e som com centenas de atores e dançarinos em um cenário enorme que reverenciam os vinhos mendocinos.

O espetáculo reafirma anualmente a tradição da Vindimia e reverencia à Virgem da Carrodilla (Padroeira dos Vinhedos) e a todos os argentinos que contribuem e mantém vivos os costumes e a indústria vitivinícola Argentina. 

O ato sempre acaba com a eleição da Rainha Nacional da Vindima e os imponentes fogos de artifícios que dançam no ritmo da música por mais de 20 minutos.

Mendoza até SantiagoE depois de aproveitar Mendoza, que tal visitar Santiago? A charmosa capital do Chile possui muitas atrações. Vale a pena conhecer os arredores da capital chilena, como as cidades de Valparaíso, marcada pelas construções ancestrais e os morros com vista para o Oceano Pacífico.

Santiago fica pertinho das badaladas estações de esqui de Portillo, Farellones, El Colorado e Valle Nevado. Assim como Mendoza, a capital do Chile está cercada de vinícolas abertas à visitação. As principais regiões produtoras de vinho dos arredores são os vales de Cachapoal, Maipo, Aconcagua, Colchagua, San Antonio, Leyda e Casablanca. 

Pontos Turísticos em MendozaCerro de la Gloria

Quer ter uma linda vista da cidade? Então, você precisa ir ao Cerro De La Gloria, localizado dentro do Parque General San Martín. Para chegar até lá é possível realizar uma trilha, ir de carro ou até em um ônibus panorâmico (com saída da Plaza Independencia).

Pontos Turísticos em MendozaPlaza Independencia
 

Localizada no coração da cidade, parece um jardim e é um ponto de encontro de todos os moradores para passear, ler e namorar. À noite, a praça possui uma feira de artesanato, e espetáculos culturais. A Plaza Independencia também abriga o Teatro Municipal Julio Quintanilla e o Museu Municipal de Arte Moderna.

Pontos Turísticos em MendozaAvenida Arístides Villanueva

Possui modernas lojas para compra de roupas, sapatos, presentes, acessórios e equipamentos de esportes de inverno. O comércio funciona até as 21:00 h. As mesas de pubs, restaurantes e bares ocupam as calçadas largas da via, sendo um dos pontos mais procurados da cidade e um dos melhores locais para curtir a vida noturna de Mendoza.

Pontos Turísticos em MendozaParque General San Martín

É de estilo inglês do século XIX, de muita beleza, dispõe de generosas dimensões, vasta vegetação, fontes, roseiras e uma grande variedade de árvores. Dentro do parque está o "Cerro de la Gloria”, um interessante mirante, de onde pode-se apreciar toda beleza da cidade.

Pontos Turísticos em MendozaMercado Central

Que tal conhecer o Mercado Central de Mendoza? Inaugurado em 1883, ele é um importante centro de alimentação e de comercialização de diferentes produtos como carnes, peixes, frutas, legumes, pães, queijos, especiarias, cereais, doces, embutidos, bebidas e muito mais.

Pontos Turísticos em MendozaCalçadão Sarmiento

Com circulação apenas para pedestres, esse agitado calçadão está repleto de grandes árvores, charmosos gazebos, animados bares e deliciosos   restaurantes com mesas ao ar livre. Alguns edifícios históricos complementam a encantadora paisagem local, como a Igreja San Nicolás y Santiago Apóstol, a Casa de Comércio e a Passagem San Martín. O calçadão Sarmiento liga a Plaza Independencia à Avenida San Martín.

Novidades do DestinoPasseio de balão

Aproveite um amanhecer ou um entardecer voando sobre vinhedos e oliveiras com a imponente Cordilheira dos Andes ao fundo. O voo de balão é perfeito para ocasiões especiais ou simplesmente para curtir algumas vistas aéreas espetaculares. Cada voo tem duração aproximada de 45 minutos. Mendoza Balloons tem capacidade de levar até dez pessoas ao mesmo tempo com seus dois balões. Vale a pena conferir!

Novidades do DestinoHelicóptero

Conheça Mendoza voando em um helicóptero particular através dos incríveis circuitos que nós oferecemos. Você pode voar sobre a cidade de Mendoza, Godoy Cruz e Luján de Cuyo e outras mais afastadas ao pé da Cordilheira dos Andes como Potrerillos e Cacheuta. Contemple desde o ar a maravilhosa paisagem dos vinhedos de Mendoza, voando pelo Vale do Uco e Agrelo em Luján de Cuyo, algumas das principais regiões vitivinícolas de Mendoza.

Novidades do DestinoTour cervejeiro

Conheça os segredos das melhores cervejarias de Mendoza, pois não é só Malbec que se bebe na capital do vinho. Ao longo do percurso nas áreas de elaboração, aproveite para experimentar deliciosas cervejas artesanais.

Novidades do DestinoCarros antigos

Explore as melhores vinícolas de Mendoza dirigindo um Citroën vintage 2CV, um carro bonito e clássico. Você receberá um curso rápido sobre o peculiar funcionamento do 2CV antes do passeio. Nesse circuito poderá desfrutar de belas paisagens, degustação de vinhos premium e uma experiência gastronômica fantástica. 

Novidades do DestinoRaquetes de neve 

A Cordilheira dos Andes no inverno, se veste de branco, o que torna a paisagem como um quadro singular. Dentro do parque Aconcagua é possível realizar trekking com raquetes de neve para aproveitar ao máximo todas as caraterísticas dessa montanha. 

Novidades do DestinoAula de Culinária em Vinícola

Gostaria de conhecer algumas dicas culinárias, aprender a preparar massas ou o típico churrasco argentino enquanto degusta um bom vinho? Nesse passeio de dia completo você poderá realizar tudo isso e muito mais. Conhecendo as salas de produção da vinícola e por último desfrutará do almoço elaborado junto ao chefe.

Novidades do DestinoRafting Rio Mendoza

O rafting é realizado por equipes profissionais que cuidam de todos os detalhes para que os novos aventureiros sintam a adrenalina e a diversão extrema durante todo o trajeto.

Novidades do DestinoBike entre vinícolas

Gostaria de conhecer algumas dicas culinárias, aprender a preparar massas ou o típico churrasco argentino enquanto degusta um bom vinho? Nesse passeio de dia completo você poderá realizar tudo isso e muito mais. Conhecendo as salas de produção da vinícola e por último desfrutará do almoço elaborado junto ao chefe.

Novidades do DestinoCavalgada

É o passeio ideal para quem está na busca de um roteiro original. As estradas de terra largas entre as faixas de vinhedos e o circuito a cavalo, completam o entorno perfeito para um dia totalmente descontraído e feliz.

Onde se HospedarO Turismo é sem dúvida uma das atividades econômicas mais importantes de Mendoza. O que traz uma série de benefícios para todos os que visitam a região. Hospedagens para todos os gostos estão disponíveis na cidade e nas regiões produtoras de vinho.

Você pode ficar no coração de Mendoza e ter acesso a todos os benefícios que a cidade lhe oferece e ainda encontrará hospedagens de todas as categorias, desde hostels até hotéis de 5*. 

Mas se você quiser estar em um lugar mais exclusivo, em meio dos vinhedos, aos pés da Cordilheira, também existem hospedagens muito lindas no Vale do Uco  ou em Chacras de Coria, neste caso são pousadas - pequenos hotéis boutique. A montanha também possui excelentes opções, como por exemplo, o Gran Hotel Potrerillos.

5 estrelas:

  • Park Hyatt
  • Sheraton
  • Diplomatic
  • Intercontinental 

4 estrelas: 

  • Huentala 
  • NH Cordillera
  • Amerian Executive
  • Raíces Aconcagua

Entre vinhedos de Luján de Cuyo & Maipú:

  • Cavas Wine Lodge
  • Entre Cielos
  • Club Tapiz
  • Adalgisa
  • Villa Mansa
  • Lares de Chacras

Entre vinhedos de Valle de Uco:

  • The Vines 
  • Casa de Uco
  • Casa Petrini
  • Alpasion
  • Albergue Du Vin
  • Posada Salentein 
Gastronomia: Nada melhor do que conhecer uma cultura através de sua gastronomia. Os doces são especiais em Mendoza, como as faturas que nada tem a ver com contas e sim com deliciosos pãezinhos recheados com doce de leite ou geleia de marmelo. Outra delícia, são os alfajores de Mendoza banhados com chocolate, sendo os melhores o "Entre Dos” e o "La Cabanã”.  Na dúvida, experimente os dois! Não deixe de experimentar a marmelada de alcayota, fruta típica da região e os vários doces artesanais, azeites de oliva e chocolates. 
 
E que tal saborear uma empanada ao forno, recheada com carne temperada e azeitona? É possível encontrar variações com queijos, tomate seco e frango. Irresistível! Outra comida típica é a "parrillada”, semelhante ao nosso churrasco, porém com os cortes argentinos.
 
Restaurantes recomendados:
  • Restaurante 1884 Francis Mallmann Azafrán
  • Francesco Ristorante
  • Maria Antonieta
  • El Ceibo
  • Josefina

Onde comprar vinhos? Fora os vinhos específicos que deseje comprar (provavelmente os encontrará em alguma das várias lojas especializadas de Mendoza), recomendamos comprar vinhos nas vinícolas que visitar. Primeiro, porque existe uma restrição no número de garrafas que se pode levar (máximo 12 litros por pessoa), sendo importante fazer uma boa seleção e segundo, porque nas vinícolas muitas vezes é mais barato. É importante destacar que nasce uma relação emocional com o vinho que você conheceu, seja no processo de elaboração ou o que tenha experimentado na vinícola.

Qual é a diferença entre um passeio regular e um passeio privado? Um passeio regular é em grupo e aberto para todos os inscritos, em contra partida no passeio privativo o trabalho é feito com um grupo fechado. Recomendamos os passeios privativos para famílias, casais ou idosos, ou seja, todos aqueles que quiserem controlar seu próprio ritmo. Nos serviços privativos, o guia trabalha a inteira disposição dos passageiros. Neste serviço, também é possível fazer diferentes paradas, modificar a rota: pode-se trabalhar por fora da estrutura clássica do serviço.

No caso de passeios privados pelas regiões vitivinícolas, as vinícolas inclusas são as mais conceituadas da região, além disso, os passageiros podem montar o roteiro que eles quiserem de acordo com as suas preferências e interesses particulares.
 
Realizam passeios com crianças? Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto responsável. A Mendoza Holidays pode montar passeios sob medida, encaixados no perfil da família de acordo com as suas necessidades e interesses particulares.
 
Como chegar a Mendoza? Desde São Paulo a Mendoza existem 5 voos semanais diretos. As companhias Latam (terças, sextas e domingos) e GOL (quintas e domingos) conectam ambas as cidades num promédio de 4 horas de viagem. Latam continua logo o caminho a Santiago de Chile (só 30 minutos de voo desde Mendoza), uma alternativa ideal para complementar as rotas do vinho dos dois países. Você pode também parar alguns dias em Santiago e aproveitar as vinícolas mais próximas da cidade, para depois seguir viagem. Ou, ainda, fazer conexão em Buenos Aires, parando ou não por uns dias para ver um showzinho de tango e também comer um churrasco no Puerto Madero (sempre escoltada por um magnífico Malbec).
 
O que trazer? 
  • Carteira de Identidade original emitida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), em "muito bom estado”, emitida após janeiro de 2000, não pode estar rasurada, desbotada, ou plástico aberto. Não vale CREA, OAB, EXÉRCITO e demais identidades profissionais ou Passaporte válido - com vencimento após retorno da viagem;
  • Não precisa de visto
  • Procure levar no máximo US$ 500 (Quinhentos Dólares) - em espécie
  • Não leve notas velhas, rasuradas e rasgadas
  • Pouca bagagem, mala pequena com rodinha ou mochila - Máximo 12 kg
  • Agasalho: no outono e no inverno. Fora dessas estações, as temperaturas são ótimas no dia, mas pela noite as temperaturas caem um pouco
  • O hotel pode ter voltagem de 220W (checar antes) – leve adaptador de tomada de pino chato para redondo (para carregador de máquina digital ou filmadora)
  • Bom humor, paciência e vontade de desfrutar de todas as atividades em Mendoza
Dicas finais:
  1. Se a sua preferência é estar perto dos melhores bares e restaurantes, reserve o seu hotel ou pousada no centro, pois os melhores estão nessa região.
  2. Não deixe para fazer as reservas nas vinícolas na última hora, muitas não abrem aos finais de semana e para visitar as mais conhecidas é necessário no mínimo 15 dias de antecipação para realizar uma reserva.
  3. Tome um bom café da manhã antes do seu passeio. Serão degustados em média de 3 a 4 linhas de vinhos em cada vinícola.
  4. Aproveite para visitar as vinícolas que não exportam seus produtos. Geralmente são vinícolas de famílias tradicionais e verdadeiro tesouro nacional.
  5. Reserve um dia do seu passeio para conhecer a Cordilheira dos Andes, é um pecado conhecer Mendoza e não passear pelos Andes.
  6. Leve na bagagem um bom protetor solar e abrigo, pois mesmo no inverno o sol de Mendoza é intenso e as noites são frias.
  7. Use roupas e sapatos confortáveis nos passeios pelas vinícolas. O tour é realizado em partes de terras com pedras e os chãos internos são escorregadios. A temperatura dentro de uma vinícola é em média de 16 a 18ºC.
  8. Traga dinheiro em espécie, já que vários lugares não aceitam cartões de crédito. Os serviços contratados pelas agências não inclui o custo de gorjetas nos restaurantes.
  9. Os bancos e comércios funcionam das 08:00 h às 13:00 h. Em Mendoza existe a tradicional "siesta” que é das 13:00 h às 17:00 h durante a qual o comércio da cidade se encontra fechado, retornando as atividades após as 17:00 h (exceto bancos).

Você também pode se interessar...