Salta & Cafayate

Descobrir as maravilhosas paisagens das províncias nordestinas Salta e Jujuy é uma experiência inesquecível para aqueles amantes da aventura, a montanha, o sol, excelentes vinhos, a deliciosa culinária......

1º Dia: Chegada à Cidade de Salta

Em horário combinado, recepção no aeroporto de Salta e traslado ao Hotel.

Tarde livre para desfrutar da região colonial de Salta, onde é possível visitar as coloridas lojinhas locais, onde os residentes vendem deliciosas especiarias autóctones. Visitar as catedrais, igrejas e museus antigos da cidade são oportunidades que com certeza deve aproveitar.

2º Dia: Quebrada de Humahuaca

Saída do Hotel para visitar a colorida e maravilhosa Quebrada de Humahuaca ao som das zampoñas, as flautas pré-colombianas e de bumbos e tambores. Tilcara fica aos pés da quebrada de Humahuaca, uma cadeia de 170 quilômetros de vales e montanhas que cortam a província ao meio, de norte a sul. Declarada patrimônio cultural e natural da humanidade em 2003 pela Unesco (a agência das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura), Humahuaca é uma zona árida - mas de paisagem deslumbrante. Levou 600 milhões de anos para Humahuaca ser moldada.

Só há relativamente pouco tempo, dez mil anos, a quebrada viu chegar os primeiros povos pré-hispânicos na região. Alguns sinais deles ainda estão por lá, como as ruínas do Pucará de Tilcara. Deixando Tilcara, a 44 quilômetros de distância está Purmamarca, o -povo da terra virgem-, em língua aimará. É talvez a mais encantadora e pitoresca cidade da região. Lá, o vermelho da argila desce das montanhas e se mistura às paredes das casas e às ruas de terra. Por alguns momentos, só a voz do vento quebra o silêncio das montanhas. De todas as maravilhas que a natureza esculpiu ao longo dos séculos na quebrada de Humahuaca, uma merece destaque: a Montanha das Sete Cores.

A aparência dela se deve à existência de várias camadas de minerais, como chumbo, cobre, zinco e ferro. Este lugar cheio de magia é ideal para desfrutar de um delicioso almoço num ambiente típico da região do norte argentino, acompanhada pela música de artistas locais, que com seus tradicionais instrumentos, lhe dão um toque especial ao almoço. Pratos sugeridos: tamales, humitas e empanadas.

3º Dia: Vale Calchaqui

Saída do hotel para visitar uma das paisagens mais lindas do mundo: O Vale Calchaquí. Este lugar é bem conhecido pelos contrastes de cores emoldurados numa geografia única que vai de montanhas desérticas até florestas subtropicais.

No vale, cada um dos românticos povos merece pelo menos uma breve visita para descobrir a rica cultura que possui cada um, como por exemplo, Molinos e Cachi, pequenos povoados que tem o melhor museu arquitetônico ao ar livre da Argentina.

Os artesãos locais vendem somente produtos manufaturados como sweaters, ponchos e tapeçarias.Finalmente chegaremos à Cafayate, cidade famosa no mundo pelo vinho Torrontés - o branco argentino por excelência, assim como o Malbec é o tinto.

4º Dia: Cafayate

Saída do Hotel para fazer um passeio vitivinícola, visitando algumas das mais importantes vinícolas da região de Cafayate. Iremos em busca dos chamados vinhos de altura, que são produzidos a partir de uvas plantadas a até 3.000 metros de altitude.No caminho, a rodovia apresenta paisagens encantadas.

O visual é de tirar o fôlego, cheio de quebradas - cânions que foram esculpidos pelos rios que se formaram das águas do degelo da Cordilheira dos Andes.

O visitante deve parar e apreciar de perto o resultado de milhões de anos de trabalho paciente da água, do vento e da erosão.Cafayate é o lar do vinho torrontés. Foi lá que essa uva branca de sabor doce se adaptou melhor à altitude. Durante o passeio, terá a possibilidade de aprender sobre os métodos de produção, variedades de uvas e muitos elementos que fazem de Salta, uma região vitivinícola sem igual.

5º Dia: Partida

Em horário combinado, traslado ao aeroporto de Salta para posterior embarque com destino à Brasil ou outra região dentro da Argentina como Mendoza, Buenos Aires ou Patagônia.

Se puder ficar mais tempo em Salta, recomenda-se uma noite adicional para realizar a excursão ao Trem das Nuvens, viajando através de maravilhosas paisagens num dos trens mais espetaculares do mundo.