Salta & San Pedro de Atacama

Esta viagem pelos desertos do norte do Chile convida-nos, desde San Pedro de Atacama, para entrar nos impressionantes lugares da sua geografia. Salares, lagoas multicoloridas, dunas incríveis e geysers impressionantes fazem parte deste itinerário surpreendente.

Dia 1 Salta - San Pedro de Atacama

Partida muito cedo pela manhã, de Salta a San Pedro de Atacama até o Paso de Jama. À tarde, temos a nossa primeira excursão: o Vale da Lua.
 
Visitamos o vale da morte e o ponto de vista de Cari, onde você pode ver grande parte da Cordilheira de Sal e seus principais minerais. O passeio continua com a visita ao parque do Vale da Lua, conhecendo as três Marias, a Mina de Sal e a Quebrada de Cari.

Finalmente, suba para a Grande Duna, onde o pôr-do-sol é esperado e você poderá apreciar os diferentes tons que a cordilheira dos Andes leva quando o sol se põe.

Dia 2 Salar de Atacama e Lagoas Altiplásicas

Às 8 horas da manhã, começamos a nossa segunda excursão: Salar de Atacama, Toconao e Lagoas Altiplásicas.
 
Passamos pela Laguna Chaxa, que está localizada dentro do Salar de Atacama; Nela você pode observar flamingos e aves migratórias. A viagem continua na direção do alto do planalto Lagoas Miscanti e Meñiques. Estas lagoas estão localizadas à 4200 msnm e sua formação é devida à erupção do vulcão Meñiques há 1 milhão de anos. Aqui você verá uma fauna rica e uma flora bem particular.
 
O retorno a San Pedro começa, fazendo uma das últimas paradas em Socaire, uma aldeia localizada a 400 metros acima do nível do mar, onde o almoço será servido (o almoço está incluído no preço do passeio) e suas igrejas serão visitadas.

Ao retornar, você visitará a vila de Tocona, visitando sua igreja do século 18 e a famosa Quebrada de Jerez (uma corrente formada por um rio que sobe na Cordilheira dos Andes e flui para o salar, um lugar usado pelos habitantes locais para plantar árvores árvores frutíferas e vinhas).

Finalmente, voltamos a San Pedro.

Dia 3 Geysers del Tatio

Muito cedo, pouco antes do amanhecer, estamos prontos para a nossa última excursão no Chile: Geysers del Tatio e cidade de Machuca.
 
O passeio começa às 04:00 da manhã e se viaja por 2 horas para chegar ao campo geotérmico, localizado a 4320 metros acima do nível do mar, onde a temperatura é de aproximadamente -15ºC. Aqui haverá uma caminhada entre os geysers, podendo apreciar sua atividade e tomar café da manhã (o café da manhã está incluído no preço do passeio) observando o show. Em seguida, haverá uma parada, cerca de 45 minutos, na piscina, com temperaturas entre 25ºC e 30ºC.

A viagem continua através do Bofedal de Putana, onde diferentes aves migratórias são apreciadas, chegando finalmente a Machuca
 
Machuca é uma pequena cidade com uma igreja pitoresca datada de 1933, e tem a característica, que todos os dias os habitantes desta cidade esperam turistas com um assado de chamas.Ao se aproximar de San Pedro, você pode ver uma "floresta" de cactos milenarizados, chamado Cactus Cardón.
 
A chegada a San Pedro é ao meio dia.

Dia 4 San Pedro de Atacama - Salta

Saímos cedo de San Pedro de Atacama em ônibus regular cruzando a Cordilheira dos Andes para entrar na Argentina em uma viagem inesquecível que nos leva através do Paso de Jama (4200 m) para retornar a magnífica cidade de Salta.
 
 
Veja algumas imagens do San Pedro de Atacama..