Provando os Sentidos!

Um passeio especial, único e marcante, criado para aqueles que querem conhecer e enteder o melhor da cultura vitivinícola!

08h55min – Saída do Hotel

09h30min – Visita guiada pela sala de aromas e degustação na vinícola Belasco de Baquedano

A vinícola Belasco de Baquedano conta com os recursos mais avançados em todos os processos de produção de seus vinhos até a sua finalização. 

Após conhecer os tanques e ter uma aula de todo o processo da uva desde que é colhida, vemos também como é realizado o desenvolvimento em tonéis de carvalho francês e pequenas cubas de inox, e instalação de calor e frio. Há também pequenas salas de barris aquecido por fermentação maloláctica e barricas de carvalho francês para envelhecimento. 

Por fim, chegamos à famosa sala de aromas que é o mais atrativo dessa vinícola. São potes de acrílico que tem os odores primários, secundários e terciários com todas as explicações. Também aromas de imperfeições nos vinhos, é incrível vivenciar esse lugar único na América Latina. 

Além disso, no salão de aromas conhecemos como e de onde sai a cortiça, em que árvore ela é colhida e todas as informações sobre isso. 

Por fim, terminamos com uma desgutação de cinco taças, destaque para o vinho super exclusivo e limitado feito de uvas congeladas na época de nevada nos vinhedos. 

11h30min – Visita e degustação sensorial na vinícola Pulenta Estate

Um dos atrativos mais marcantes da Pulenta Estate é a conciliar a tradição familiar de muitos anos com o que há de mais atual em  tecnologia na produção de vinhos. 

Quem está no comando da Pulenta Estate são os irmãos Eduardo e Hugo, apaixonados por tecnologia e carros velozes – a dupla também é representante da Porsche na Argentina.

Logo ao chegar na vinícola, observamos os primeiros vinhedos em contraste com os picos nevados do Cordón del Plata ao fundo.

O passeio pelas instalações é incrível: todos os setores da produção encontram-se abaixo do nível do solo! Aqui faremos a famosa degustação sensorial, que é uma óttima chance para os iniciantes poder se maravilhar com o surpreendente mundo dos vinhos, além de ser uma das raras ocasiões em que se tem uma oportunidade para treinar os nossos sentidos.

O principal objetivo é estimular o sentido do olfato, identificando tipos de cheiros, para em seguida conseguir notar de forma mais fácil os aromas dos vinhos.  Os olhos ficam vendados o tempo todo enquanto trazem várias taças com diferentes ingredientes dentro. A ideia do 'jogo' é tentar descobrir que aromas conseguimos sentir vindos de cada taça que nos é dada. A cada rodada o guia muda o vinho, fazendo uma espécie de 'rodízio' para que todos possam tentar adivinhar cada uma das notas, tais como canela, coco, pimenta, café, maçã, geleia de morango, manteiga e até mesmo grama!

14h00min – Almoço na vinícola Finca La Anita

Os vinhos lendários da Finca La Anita surgem em Agrelo, a região central da produção de vinho. Sendo pioneiros na Argentina da revolução da vinificação, conseguiram assim fazer alguns dos melhores vinhos argentinos, há décadas. O desejo deles é fazer garrafas expressivas que reflitam as tradições e terroir dessa terra.

Aqui iremos aproveitar de um almoço super rico harmonizado com vinhos da vinícola para assim terminar o dia da foma mais estilosa possível. 

17h30min – Retorno ao Hotel

 Na tarde, voltamos a Mendoza com muito aprendizado e os sentidos treinados para os futuros aromas que sentiremos. 


Opção: Hospedar-se em Finca La Anita