Mountain Bike Villavicencio

Este itinerário nos permite atravessar a Precordilheira dos Andes, barreira orográfica que está localizada ao pé da cidade de Mendoza, cujos cerros rondam os 3000/3500 m.s.n.m. Neste circuito apreciamos uma variada flora e fauna de montanha, ademais do histórico sitio de Villavicencio.

Saída desde Mendoza até a Reserva Natural de Villavicencio, a 50 km da cidade. Antes de começar nossa aventura conheceremos o formoso prédio do Gran Hotel Villavicencio, um complexo turístico termal que funcionou até o ano 1979 e que hoje se encontra no marco da Reserva Natural, com o fim de proteger a região e as propriedades da água mineral que é obtida na Precordilheira e comercializada em todo o país.

Começamos a subida aos caracóis que são parte do velho caminho ao Chile, onde subiremos mais de 1500 metros até a Cruz del Paramillo. Desde ali contemplaremos vistas maravilhosas e apreciaremos ao nosso passo uma variada fauna (condores, raposas, guanacos, lebres, etc.) Entretanto desfrutamos de um lanche, podemos divisar ao Oeste o cume do Cerro Aconcagua e também os impactantes vales que percorremos.

Começamos logo um maravilhoso descenso até o povoado de Uspallata. Aqui podemos realizar uma parada para conhecer as Minas de prata de Paramillos, consideradas como a primeira exploração mineira do país, desde há muitos anos em estado de abandono. Continuamos o descenso de bicicleta logo de percorrer 45 km em aproximadamente 7 horas.

Desde o Vale de Uspalllata retornaremos à cidade de Mendoza em nosso veículo de apoio.