Pedalando por Vale do Uco

Este é o passeio ideal para quem está na busca de uma experiência que vai além do normal.Viajaremos ao sul da cidade de Mendoza, e conheceremos uma paisagem muito particular: campos abertos, fazendas cheias de vinhedos, álamos balançando e de fundo os picos irregulares da Cordilheira dos Andes. O destino é o vale de Uco, onde estão situados os vinhedos mais altos do mundo.

Pelas ruas de terra e entre as faixas de vinhedos, as pedaladas serão num ritmo descontraído e divertido com o fim de chegar até a primeira parada: a vinícola Salentein.

Uma das mais históricas vinícolas que possui uma das maiores escalas de produção da Argentina, elaborando milhões de garrafas por ano, que são vendidas e consumidas em todo o mundo. Salentein melhorou os vinhos argentinos usando e combinando o melhor dos estilos de vinificação do velho e do novo mundo, mantendo o respeito pricipalmente pelo terroir.

Ao caminhar através da vinícola, é possível observar que a mesma foi projetada com forma de cruz. Este projeto destina-se a ser espiritual e prático na hora de elaborar o apreciado produto. Ao chegar à adega subterrânea, as pessoas quase se perdem entre os cinco mil barris de carvalho. A degustação é realizada numa das salas top e são experimentados os vinhos Reserve e Númina.

Continuamos o percorrido por pitorescas ruas que nos levarão a uma das grandes estrelas que ascendem na região: Andeluna. Situada ao pé da Cordilheira dos Andes, nos arredores da cidade de Tupungato, Andeluna tem uma vista magnífica das montanhas (uma das melhores da região).

Foi fundada em 2003 por Ward Lay (o fundador dos fritos Lay´s) e logo de alguns anos, foi vendida a um grupo de inversionistas argentinos. As enormes janelas do restaurante são projetadas para aproveitar o efeito, permitindo-nos apreciar a vista da cozinha que é totalmente aberta para permitir a visualização das preparações e a notável criatividade destes chefes em ação. Aqui terá o prazer de experimentar seis passos harmonizados com vinhos, incluindo a linha superior de Pasionado.

Logo deste ótimo programa cheio de emoção, nos despedimos deste grandioso vale e voltamos para a cidade de Mendoza.

 

Veja algumas imagens da vinícola Andeluna..