Mendoza Holidays
Mendoza Holidays
DEGUSTAÇÃO DE VINHOS

Degustação de Vinhos

 

Degustando às cegas

Nada de olhos vendados nem taças negras. Uma degustação às cegas é feita para garantir que a marca de um vinho, seu ano de produção e quaisquer outros detalhes não influenciem previamente o degustador.

Feitas para avaliar e julgar, essas degustações envolvem alguns cuidados na organização, desde a numeração das garrafas e a correta tomada de notas de cada vinho provado, passando pelo descanso prévio dos líquidos o controle da temperatura, a preparação de um cômodo com boa iluminação e ventilação (sem nenhum cheiro forte) e a limpeza impecável das taças. É necessário escolher uma ficha de degustação e estabelecer critérios que serão comuns a todos os participantes.

Para concursos internacionais ou auditórios pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), há uma série de regras a serem seguidas que incluem até mesmo a presença de um representante da organização durante a degustação e somatória das notas, uma vez que esses resultados terão aval oficial e serão utilizados pelos produtores na divulgação de seus vinhos.

O mais interessante nesses eventos é que mesmo os mais experientes provadores podem ser surpreendidos. E ainda que não expressem seus pensamentos, com certeza irão perceber como as características dos vinhos ocultos por invólucros podem ser enganadoras.

Fazer uma degustação dessas em casa é um exercício interessante. Escolha os amigos, tenha taças iguais para todos –as ideais são ISO -, selecione vinhos de uma região, de uma casta ou até o mesmo vinho de safras diferentes, embrulhe as garrafas e numere-as.

Evite fumar algumas horas antes do início, recomende ás mulheres para não usarem perfumes e tenha à mão pedaços de pão, água sem gás e um recipiente para cuspir o vinho –afinal, não há papilas gustativas, estômago ou fígado que agüentem uma longa degustação. O ideal para quem está começando é não passar de seis amostras. Ao final, somem as notas e brindem com o vencedor!

 
    •  
    •  

→ Contate-nos:

(11) 30426635 (São Paulo) Atendimento on line 8h30 às 19h00 (segunda a sexta-feira). Email: [email protected] 

Além dos serviços/produtos oferecidos no site, possuímos também condições diferenciadas para demandas específicas. Trabalhamos com todos os tipos de veículos e montamos roteiros personalizados de acordo com a necessidade/tamanho do seu grupo. Para receber propostas específicas nos contate pelo e-mail: [email protected] – Indicar número de pessoas e data de chegada/partida.

 
 
 
 






Payment: USD




Head office Cellar Tasting Co. Leg EVT 13632 - San Martin 811 1st Floor SKYPE: mendozaholidays
PH ARG: +54-261-4297730 // USA: 1917 267 8781 Local call // Brasil: +55 11 30426635